terça-feira, 19 de março de 2013

Reciclagem

Bem gente eu SEMPRE quis fazer um post sobre reciclagem. É um assunto importante, atual, que precisa cada vez mais ser falado e esclarecido e que, infelizmente, ainda não é um fenômeno que tomou conta de todas as consciências, residências, condomínios, enfim. Ainda precisa haver muito mais esforço e conscientização de muuuita gente. 
Pra começar os mais velhos precisam acabar com esse pensamento ridículo: eu não vou estar mais aqui quando a água acabar, quando o bicho pegar! Por favor né? Se você é tão imbecil e não se preocupa com o futuro dos outros se preocupe com o seu presente, com o preço da gasolina e do diesel, SIM, reciclagem inflencia nisso, com a época de chuvas e o perigo que a rua alagada pode causar ao motor do seu carro recém comprado, em ajudar o catador pra que ele não faça "bagunça" na calçada do seu prédio ao separar os recicláveis do lixo comum/orgânico, enfim, arranje algum motivo para fazer a sua parte. Começe com doses homeopáticas, eu sei, mudar hábitos não é fácil, mas também não é impossível. 
1. Você não precisa ter vários lixeiros coloridos em casa pra colocar cada tipo de reciclável não. Até porque eu sei que os apartamentos só fazem diminuir de tamanho. Se tiver espaço e quiser fazê-lo bacana, mas não é essencial. Basta separar um lixeiro ou até mesmo um saco de lixo e ir juntando os recicláveis. 
2. Os recicláveis precisam SIM estar limpos, até porque você não vai querer formigas e baratas, ou coisa pior, na sua casa não é mesmo? Então lave as latinhas, as garrafas PET, as embalagens de iogurte, as latas de molho de tomate, etc. 
3. Eu vejo que as pessoas tendem a colocar no lixeiro do banheiro, por estar mais perto, por lapso, ou sei lá o que, muito dos recicláveis, como o rolo do papel higiênico que acabou que é PAPELÃO, a embalagem vazia do shampoo e condicionador, a caixa do sabonete e da pasta de dente, e por aí vai. Com o tempo, acreditem, se torna automático separar esses materiais e colocar no lixo CERTO. 
4. Se você tem escritório em casa procure ter um lixeiro só para os papéis, contas e envelopes rasgados, caixas de SEDEX, enfim, papel que é reciclável. 
5. Se você já recicla latinhas, garrafas PET, vidro, vá mais além, se dedique um pouco mais, caixas de remédio vazias, rolo do papel toalha, embalagem do shampoo, como eu disse reciclar ao máximo vai se tornando um hábito, algo automático, tanto que quero reciclar na casa das amigas, na casa da avó, porque como dizem: costume de casa vai á rua. Eu sou daquelas bem cricris em casa e fiz muuuitas conquistas, mudei os hábitos dos meus próprios pais e eles hoje fazem naturalmente a reciclagem, mas eu ainda saio fiscalizando os lixeiros da casa, haha. 

Eu sei que nem tudo que pensamos interessar de material reciclável aos catadores realmente interessa, esse é de fato um assunto que eu quero, tenho vontade de me apronfundar e pesquisar mais. Sei que não é um trabalho de escolha e sim por necessidade, muito árduo e digno de reconhecimento. Por isso seu fdp quando uma carroça estiver te incomodando não buzina não, vai ver se é fácil puxar aquilo ali, vai! Argh 




Algumas imagens pra relembrar vocês!
Por um mundo mais sustentável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aí!